Abrolhos – BA


Crédito: Adam & Tess

As ilhas de Abrolhos possuem um imenso conjunto de corais de várias espécies no litoral da Bahia, a cerca de 75km da costa (3 a 6 horas de navegação). As ilhas vulcânicas formam o topo de uma cordilheira de montanhas submersas em sua maior parte com mais de 15 mil Km de extensão e 4km de profundidade.

Possui uma riquíssima fauna protegida desde 1983 com a instituição do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. A ONU o considera um dos 12 mais importantes parques do mundo todo. São 19 tipos de corais e quase cem espécies diferentes de peixes já catalogados no local.

Em Abrolhos você também pode visitar naufrágios como o Guadiana, Rosalinda e Santa Catharina. Há formações de corais que chegam a superfície onde vivem grandes peixes. Entre julho e novembro é possível avistar baleias jubarte.

A temperatura da água varia entre os 20 e 28ºC, sempre tendendo para o mais quente. Há mergulhos entre três e 40 metros de profundidade com visibilidade entre dez e 30m.

Não é possível desembarcar nas ilhas protegidas sem autorização especial da Marinha, portanto para mergulhar em Abrolhos seguidamente o ideal é fazê-lo em um live aboard, já que as ilhas não possuem infraestrutura.

Para chegar em Abrolhos você deve ir até o município de Alcobaça e em seguida para Caravelas, através da Estrada do Boi. É possível também entrar por Teixeira de Freitas, que possui um aeroporto, e fica a 36 km de Alcobaça.

Você pode fazer live aboard em Abrolhos com a operadora Apecatu.