Mergulho em Sulawesi Norte – Indonésia

mergulho sulawesi indonésia
Crédito: Jon Hansen

Sulawesi Norte é conhecida como a Terra das Pessoas Sorridentes e fica no epicentro da biodiversidade marinha mundial no Oceano Indo-Pacífico. Você tem mais de cem opções de mergulho em Sulawesi Norte, todos ricos em vida marinha tropical, excelentes para os caçadores de criaturas, com mergulhos durante o ano todo.

Há três locais de mergulho para escolher. A primeira área é a das águas limpas do Bunaken National Marine Park. Os incríveis paredões do parque contém milhares de espécies de peixes diferentes, enormes esponjas, belíssimos corais rígidos e incontáveis criaturas fascinantes.

A segunda área para mergulho em Sulawesi Norte é no Estreito Lembeh. É conhecido como um dos melhores muck-diving. Estas águas são lotadas com animais marinhos extraordinários, muitos dos quais são mestres em camuflagem.

pontos de mergulho suawesi norte

Na ponta norte entre Bunaken e Lembeh você encontra um grupo de ilhas tropicais com praias de areias brancas e belíssimos recifes de coral. Esta é o terceiro ponto de mergulho, Bangka Island, com incríveis corais moles e ainda mais criaturas. É o paraído da macro-fotografia subaquática.

Entre os mergulhos você pode visitar outras atrações da área como a cidade de Manado, os jardins exuberantes de Minahasa e a floresta tropical da Tangkoko Nature Reserve.

A visibilidade da água varia entre 6 a 18 metros e ao fundo há uma areia cinzenta. Apesar desta não ser uma visão muito atraente é umas das razões pelas quais a vida prolifera tanto ali: suas águas riquíssimas em nutrientes. A temperatura da água fica na casa dos agradáveis 27ºC.

Os animais ficam tão bem mimetizados em seu meio ambiente que um bom guia é fundamental para que consigamos encontrá-los.

Jon Hansen, o fotógrafo que nos brindou com todas estas magníficas imagens, fez suas saídas com a operadora Living Colours e hospedou-se no Lembeh Divers Lodge. Afirmou que é “uma excelente viagem com algumas criaturas subaquáticas incríveis”.