Sipadan – Malásia
Crédito: Wikipedia
Pulau Sipadan é a jóia da coroa do mergulho na Malásia e com boas razões. Sipadan é uma minúscula ilha a menos de uma hora do continente onde as correntes ricas em nutrientes trazem alimentos, o que traz peixes, o que traz peixes maiores, tubarões e tartarugas. É uma das capitais de peixes grandes do mundo.
Os pontos de mergulho de Sipadan estão espalhados ao redor da ilha e nenhum está muito distante do outro, todos próximos aos resorts locais. Apesar de serem bem diferentes todos os pontos de mergulho de Sipadan oferecem muitos avistamentos incríveis.
A lista de atrações é impressionante e envolve o encontro com muitos peixes grandes. No Barracuda Point você fica rodeado de um vortex espiralado de barracudas. O cardume é tão grande que a luz do sol luta para atravessá-lo. No South Point há um grande número de tubarões de recife, grandes cardumes e o inconfundível bumphead parrotfish, que possui um enorme “galo” no topo de sua cabeça.
É fácil de compreender porque Jaques Cousteau se entusiasmou tanto ao mergulhar em Sipadan, pois quando visitou o local o chamou de “obra de arte intocada”. O turismo já causou algum impacto, mas ainda permanece uma fabulosa experiência mergular ali. É até difícil de acreditar que não se está mergulhando em um ambiente fechado tamanha a gama de espécies e a impressionante biomassa das criaturas marinhas que escolheu viver ali.
Sipadan é excelente para avistar grandes animais, wall diving, drift diving e para mergulhadores intermediários a avançados por causa das fortes correntes, superfície batida e do clima instável que pode ocorrer. As profundidades dos mergulhos variam entre 5 a 40m e a visibilidade fica entre 10 a 30m. A temperatura da água é muito agradável entre os 26 e 30ºC.
A distância de navegação é de apenas 12km (cerca de 25 minutos) saindo do sul de Mabul e 10 km (18 minutos) de sudoeste de Kalapalai. Você pode ficar hospedado em resorts em Mabul e Kalapalai e recomenda-se ficar entre 5 e 14 dias, incluindo as ilhas próximas.
Pontos de mergulho:
- Barracuda Point
- Coral Garden
- The Drop Off
- Hanging Gardens
- Sipidan Midreef
- South Point
- Staghorn Crest
- Turtle Cavern
- Turtle Patch
- Whitetip Avenue
- Mabul Island
- Kapalai
Sugestão de roteiro:
Procure as companhias aéreas que voem até Kuala Lumpur, a capital da Malásia. De lá você pega um voo para Tawau, na ilha Borneo (as cias Air Asia e Malasya Airlines percorrem este trecho). Para brasileiros o visto é gratuito, já ao chegar na Malásia. Só necessita passaporte com seis meses de validade mínima. Compre o MYR, a moeda da Malásia, já em Kuala Lumpur.
Sites:
Últimos comentários