Sipadan – Malásia


Crédito: Wikipedia

Pulau Sipadan é a jóia da coroa do mergulho na Malásia e com boas razões. Sipadan é uma minúscula ilha a menos de uma hora do continente onde as correntes ricas em nutrientes trazem alimentos, o que traz peixes, o que traz peixes maiores, tubarões e tartarugas. É uma das capitais de peixes grandes do mundo.

Os pontos de mergulho de Sipadan estão espalhados ao redor da ilha e nenhum está muito distante do outro, todos próximos aos resorts locais. Apesar de serem bem diferentes todos os pontos de mergulho de Sipadan oferecem muitos avistamentos incríveis.

A lista de atrações é impressionante e envolve o encontro com muitos peixes grandes. No Barracuda Point você fica rodeado de um vortex espiralado de barracudas. O cardume é tão grande que a luz do sol luta para atravessá-lo. No South Point há um grande número de tubarões de recife, grandes cardumes e o inconfundível bumphead parrotfish, que possui um enorme “galo” no topo de sua cabeça.

É fácil de compreender porque Jaques Cousteau se entusiasmou tanto ao mergulhar em Sipadan, pois quando visitou o local o chamou de “obra de arte intocada”. O turismo já causou algum impacto, mas ainda permanece uma fabulosa experiência mergular ali. É até difícil de acreditar que não se está mergulhando em um ambiente fechado tamanha a gama de espécies e a impressionante biomassa das criaturas marinhas que escolheu viver ali.

Sipadan é excelente para avistar grandes animais, wall diving, drift diving e para mergulhadores intermediários a avançados por causa das fortes correntes, superfície batida e do clima instável que pode ocorrer. As profundidades dos mergulhos variam entre 5 a 40m e a visibilidade fica entre 10 a 30m. A temperatura da água é muito agradável entre os 26 e 30ºC.

A distância de navegação é de apenas 12km (cerca de 25 minutos) saindo do sul de Mabul e 10 km (18 minutos) de sudoeste de Kalapalai. Você pode ficar hospedado em resorts em Mabul e Kalapalai e recomenda-se ficar entre 5 e 14 dias, incluindo as ilhas próximas.

Pontos de mergulho:

  1. Barracuda Point
  2. Coral Garden
  3. The Drop Off
  4. Hanging Gardens
  5. Sipidan Midreef
  6. South Point
  7. Staghorn Crest
  8. Turtle Cavern
  9. Turtle Patch
  10. Whitetip Avenue
  11. Mabul Island
  12. Kapalai

Sugestão de roteiro:

Procure as companhias aéreas que voem até Kuala Lumpur, a capital da Malásia. De lá você pega um voo para Tawau, na ilha Borneo (as cias Air Asia e Malasya Airlines percorrem este trecho). Para brasileiros o visto é gratuito, já ao chegar na Malásia. Só necessita passaporte com seis meses de validade mínima. Compre o MYR, a moeda da Malásia, já em Kuala Lumpur.

Sites: