Laje de Santos – SP


Crédito: Sam Efrron

O Texto abaixo foi enviado pelo mergulhador Marcelo Chiavassa.

A Laje de Santos é um Parque Marinho que consiste em uma grande rocha (laje) situada a cerca de 40 Km da costa de Santos/SP, portanto a navegação até o local pode chegar até 1h30, dependendo das condições do clima. Mas o trajeto não tem nada de tedioso. O mergulho já é uma atividade extremamente agradável mas ainda temos o prazer de, não raramente, avistarmos golfinhos, baleias e até mesmo pinguins durante a navegação.

O mergulho na Laje de Santos é intensamente rico em vida marinha, com grande quantidade de peixes recifais, peixes de passagem, tartarugas, crustáceos e até mesmo as raias manta, cujo encontro é mais comum entre os meses de junho e julho. Melhor ainda, durante o mês de julho de 2009 foi avistado, pela primeira vez, um tubarão baleia com cerca de seis metros de comprimento durante um mergulho. Quem sabe eles não façam como as mantas e resolvam fazer desse local paradisíaco um ponto de encontro anual?

É aconselhável ao menos dois mergulhos por saída para conhecer a Laje: o primeiro no naufrágio Moréia, a 25m de profundidade, e o segundo nas piscinas, caso as condições de maré e corrente deixarem.

A profundidade dos mergulhos na Laje de Santos varia desde os 10 até os 45m (no parcel das âncoras), sendo que a visibilidade média fica em torno de 20m. A correnteza é um aspecto fundamental a ser levado em consideração pelos mergulhadores: não é um local recomendado para mergulhadores com pouca experiência ou que ainda não tenham segurança na flutuabilidade.