Fernando de Noronha


Crédito: Rui Brito

Fernando de Noronha já foi motivo de disputa entre portugueses, franceses e holandeses, já foi um presídio e base militar. Hoje é um paraíso para os mergulhadores e também o ponto turístico mais caro (e talvez o mais fantástico) do Brasil para se visitar.

“Em Noronha todo mergulho é bom”. Você vai ouvir isso de todo mergulhador que já visitou a ilha que fica a 340km de distância da costa brasileira.

O custo das passagens aéreas e estadia são os maiores para se visitar a ilha. Mas também há uma taxa diária de preservação recolhida pelo IBAMA para se permanecer na ilha. Quanto mais tempo se permanece na ilha, mais cara fica a taxa por dia.

As águas do arquipélago de Fernando de Noronha tem a mais rica vida marinha de todo o Brasil e garante mergulhos de tirar o fôlego.

Uma população entre 2 e 3 mil golfinhos rotadores (que pulam e giram no ar ao lado das embarcações) vivem no arquipélago. Eles são avistados praticamente todos os dias. Eles também tem a sua própria praia: a Baía dos Golfinhos. Lá é proibido humanos entrarem na água, mas há um mirante na ilha que permite observar os animais.

É comum encontrar tartarugas-de-pente e tartarugas-verdes. As fêmeas podem chegar até 1,2m de comprimento e visitam a ilha para desovar.

Também é possível avistar até 15 espécies diferentes de tubarões na ilha. Os mais comuns são os tubarões Lixa, Limão e o tubarão de Recife. Nunca houve sequer um registro de ataque de tubarão a humanos em Noronha, possivelmente devido ao ambiente ecológico equilibrado.

Uma imperdível opção para que não quer se equipar para respirar debaixo d’água é fazer mergulho livre com máscara e snorquel, ou apenas flutuação. Devido a grande visibilidade das águas é uma atividade belíssima, que pode ser realizada por pessoas de todas as idades e habilidades físicas.

Os melhores lugares para a prática são a Baía dos Porcos, Sancho, Atalaia, Sueste e Porto de Santo Antônio.

Também é possível fazer uma viagem subaquática com o Planasub. Uma prancha de acrílico puxada por um barco que permite ao usuário submergir apenas com guinadas leves.

Para aqueles que gostam de mais risco e são mergulhadores habilitados há a opção de visitar o naufrágio da Corveta Ipiranga que descansa aos compressivos 70 metros de profundidade.

Mesmo que você não curta muito água ainda vai adorar Fernando de Noronha que possui diversos passeios e diversão para todas as idades.

Abaixo um vídeo de um mergulho até a Corveta Ipiranga: